11 de jan. de 2012

Esquema de manipulação na FIFA

A  Fifa (Federação Internacional de Futebol), que anunciou nesta terça-feira uma série de medidas para lutar contra a manipulação de resultados, divulgou logo em seguida documentos que revelam cartas e e-mails de um homem de Cingapura. A entidade também afirmou que contará com a ajuda da Interpol para combater a corrupção no futebol. 

"Queremos que sua equipe tome dois gols no primeiro tempo e vocês poderão fazer um também após levar o quarto. A recompensa será de $100.000 mil", escreveu uma pessoa identificada como Wilson Raj Perumal, de Cingapura, em um email destinado a uma seleção nacional cujo nome não foi divulgado pela Fifa. 

Fifa pede ajuda da Interpol para investigar manipulação
A Fifa também anunciou nesta terça-feira que conta com a ajuda da Interpol para investigar os casos de  manipulação de resultados no futebol. Os agentes tentarão detectar com antecedência a possibilidade de combinação das partidas, com o foco na Ásia, Américas e Oriente Médio.

No caso mais recente de manipulação de resultados, o Fenerbahce, da Turquia, foi excluído da Liga dos Campeões e foi forçado a devolver a taça da Copa da Turquia. Outra suspeita da entidade cai sobre a Copa Ouro do ano passado, vencida pelo México. Na ocasião, foram encontrados padrões irregulares de apostas nas partidas que envolveram as seleções de Cuba e Granada.

A preocupação é tamanha que a entidade já admitiu oferecer dinheiro e anistia para os que denunciarem algum tipo de esquema de manipulação de resultados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos