Uma nova perspectiva de acesso ao Ensino Superior para os alunos de baixa renda e oriundos de escolas públicas do Rio Grande do Sul será lançada pelo Governo do Estado nesta segunda-feira. A Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos assinará o convênio para a implantação do curso “Universidade Já – Pré-vestibular do POD”, que oferecerá inicialmente 750 vagas a partir de outubro dentro do Programa de Oportunidades e Direitos (POD). O ato ocorre a partir das 16h, na Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Alcides Cunha (rua Hélio Pimpão, 52, bairro Morro Santana, Porto Alegre).
O projeto será desenvolvido através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), que há oito anos oferece o curso junto à Universidade Federal de Santa Catarina (Pré-vestibular da UFSC). Naquele estado, o projeto tornou-se o principal curso preparatório para o vestibular, com 64% de aprovação entre os estudantes. Este ano, o projeto atende 5 mil alunos e está presente em 29 cidades catarinenses. No Rio Grande do Sul, as aulas começarão em Porto Alegre, com 500 vagas, e Santa Maria, com 250. A partir do próximo ano, o projeto deve ser ampliado para outros municípios.
Podem participar do projeto alunos que tenham concluído ou que estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escola pública. Também será oportunizado o acesso ao pré-vestibular para pessoas que não estejam fazendo faculdade ou tenham concluído curso superior. Ainda faz parte dos requisitos a disponibilidade para frequentar as aulas de segunda a sexta-feira, no respectivo horário de aula da unidade do curso escolhido pelo candidato.
Os critérios de seleção são o histórico escolar do Ensino Médio e a renda socioeconômica familiar. Os dados são avaliados, e quem tem as melhores notas e, comprovadamente, menor condição de pagar um curso particular tem preferência para a vaga. Não é aplicada prova. As inscrições serão feitas através da internet no portal do curso
De acordo com o Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, a intenção é oferecer um curso de alta qualidade aos estudantes de baixa renda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário